quinta-feira, 12 de março de 2009

Trabalho, trabalho e trabalho...

Uma das partes mais interessantes de se viver essa experiencia no exterior e descobrir que existe um mundo de coisas que podem ser feitas e nos nunca pensamos que fariamos. O comeco de tudo e imaginar que eu realmente um dia teria coragem de sair de casa, ir para outro pais e passar um tempo longe da familia. Isso aconteceu e, devo confessar, depois disso, tudo parece mais facil de encarar.

A parte mais empolgante de se estar fora de casa e trabalhar com coisas que jamais imaginei que trabalharia. O primeiro emprego que tive em Dublin foi como Assistente de Acomodacao em um hotel da cidade. A minha funcao era limpar, em media, quatorze quartos por dia. Isso incluia arrumar as camas, tirar o po, aspirar o carpete, lavar os copos e tacas, abastecer o estoque de chas, cafes, leite e, tambem, limpar o banheiro. Era um trabalho intenso, corrido e foi de um aprendizado incrivel.

Meu segundo trabalho foi com limpeza novamente, mas dessa vez na construcao civil. Eu trabalhei em uma escola infantil, que ficava situada dentro de um pequeno castelo, uma construcao antiga, linda, com um belo campo gramado em frente. A escola estava em reforma e a minha funcao e de outros companheiros brasileiros era limpar conforme os pedreiros iam concluindo a obra. Aprendi a usar aspirador de agua, maquina para lavar o chao, scraper ou lamina e outros utensilios basicos para esse tipo de trabalho. A parte interessante era que precisava andar devidamente trajado, com colete de alta visibilidade, ou seja, da cor da camisa do Palmeiras, bota com bico de aco e capacete.

O terceiro e mais intenso trabalho foi como garcom. Ah, como eu admiro os garcons hoje em dia. A parte edificante de se trabalhar com coisas jamais imaginadas e que voce passa a olhar para todas as pessoas envolvidas nessa area de um outro jeito, com mais respeito e admiracao. Eu trabalhei em hoteis quatro e cinco estrelas da cidade, sempre em eventos especiais. Eram almocos, jantares e cafes da manha, todos sempre muito chiques. Tive que aprender a montar uma mesa, carregar bandeja cheia de bebidas, limpar a mesa, operar maquina de cartoes e, a minha parte preferida, descobri como e bom receber gorjeta.

O trabalho de garcom foi o ultimo que fiz em Dublin. Passei sete meses por la, vivi experiencias marcantes e tenho certeza que aprendi muito como ser humano. Sofri, me alegrei, chorei, conheci, aprendi, errei, tentei corrigir, me esforcei, senti muita saudade e mudei os planos. Voltei pra casa antes do programado, mas percebi que ainda nao estava pronto para ficar em Sao Paulo, minha amada cidade. Por isso eu viajei novamente, novas experiencias, nova cultura, novo pais e, para variar, um novo emprego...

Nenhum comentário: