quarta-feira, 8 de abril de 2009

A vida e as decisoes




Depois da experiencia intensa, educadora, alucinante e, porque nao, essencial que vivi em Dublin, percebi que precisamos tomar muito cuidado com todas as nossas decisoes. Pensar, repensar, pesar todos os pontos e decidir com calma o que queremos para a nossa vida. Digo isso hoje porque todo o meu periodo fora de casa comecou a mudar apos uma resolucao apressada que eu tomei e que, na hora, parecia ser a mais acertada.


Meu primeiro emprego em Dublin foi como assistente de acomodacao em um hotel da cidade. Eu trabalhava de tres a quatro dias por semana e recebia um bom salario. Era o emprego ideal para me manter fora de casa, pagar as despesas mensais e ainda guardar dinheiro para as viagens que tinha em mente. Acontece que, garoto da cidade, acostumado com as mordomias do lar, com os trabalhos tranquilos que tive em Sao Paulo, comecei a desgostar da minha funcao. Achava o trabalho pesado demais e acreditava ser capaz de conseguir algo mais leve, ja que o ingles tinha evoluido um pouco.


Nos meses que se seguiram ao dia em que eu resolvi sair desse emprego antes de arrumar outra coisa, essa parecia ter sido a decisao mais estupida que ja tomei na vida. Juntamente com o meu desemprego veio a crise mundial e tornou-se ainda mais dificil arrumar um emprego no exterior. Eu ainda consegui trabalhos temporarios, mas nada como o que eu tinha, o primeiro que arrumei. Toda essa instabilidade me fez voltar mais cedo pra casa.




Analisando hoje, meses depois, eu percebo que essa decisao veio como uma licao impagavel para toda a minha vida. A primeira delas e a humildade, que eu nao tive para continuar trabalhando em algo que eu achava pesado, mas depois percebi que nao era, ja que meus dois empregos posteriores se mostraram ainda mais puxados. Depois, percebi que so devemos sair de um emprego com outro em vista, ficar sem dinheiro nao e facil. Aprendi a economizar, a gastar apenas com o necessario e esta, pra mim, foi a melhor licao de todo esse processo.


E a vida vai ser sempre assim: decisoes, consequencias, aprendizado, crescimento. E assim que eu escolhi olhar para o meu pedido de demissao feito em julho do ano passado e e assim que vou olhar para todas as decisoes que tomar daqui pra frente. Vou pensar com cuidado, analisar com calma e lembrar que vai me trazer uma consequencia e que vou aprender muito, mas lembrando que, durante o processo, vou perder muitas coisas e, tambem, ganhar outras.

Um comentário:

Lu Fernandes disse...

é Lu... tomar decisões não é fácil mesmo. Mais difícil ainda é perceber, brevemente, que aquela escolha não foi a melhor.

Eu, você e quase todo mundo já passou por algo assim. Do mais simples ao mais complicado...


A forma como encaramos isso faz a grande diferença.

Ter humildade para perceber o erro e nunca mais esquece-lo é a grande questão.

Eu aprendi e ainda aprendo muito com todos os erros que cometi nesses últimos anos e sei que agora, consigo enxergar um pouco além: com mais calma, com menos afobamento e pensando sempre no depois.

Mas... o que seria de todos esses sentimentos que hoje sei identificar e controlar, se lá atrás não tivesse arriscado e tomado uma decisão?

Talvez, eles viessem um dia, em algo muito mais sério e que trouxesse consequências irreversíveis!

Acredite, parece batido, mas: tudo tem sua hora e seu jeito de acontecer.

Só depende de nós tirar o melhor disso!

Saudades, Lu!