quinta-feira, 7 de maio de 2009

O multiculturalismo


O que seria do mundo se nao fosse essa interessante mistura de etnias, de pessoas que vieram de diversos paises diferentes, criaram seus lares em uma nova cidade e transformaram o planeta numa grande salada de costumes e culturas? E curioso como existem pessoas de diversas nacionalidades espalhadas por todos os cantos do globo, isso e fascinante.


Os motivos que levam essas pessoas a buscar novos lares sao muito variados. Pessoas que procuram uma vida melhor, mais confortavel, com salarios melhores, pessoas que querem viver num lugar mais seguro, sem tanta violencia, outras que estao atras de uma vida mais calma, longe das grandes cidades e aqueles, como eu, que estao viajando pelo mundo para conhecer o que tem de diferente la fora, longe da seguranca do lar e do que estamos acostumados a vivenciar desde que nascemos.


Independente do motivo que leva as pessoas a sairem de casa, eu as admiro pela coragem e vontade de fazer algo diferente. Isso faz com que o mundo fique menor, mais proximo entre as culturas, mesmo com tanta distancia geografica e com tantas diferencas nas crencas e costumes. Aos poucos, essas disparidades vao diminuindo e tornando o planeta algo mais homogeneo. E uma experiencia incrivel andar por um ponto turistico famoso de uma cidade grande e ouvir as mais diversas linguas conversando e admirando o mesmo lugar que voce.


Nao importa se somos brasileiros, irlandeses, americanos, japoneses, italianos ou argentinos, o que importa e que somos todos humanos e todos fazemos parte do mesmo mundo. Isso deveria ser o suficiente para fazer com as pessoas aprendessem a conviver pacificamente, sem querer prejudicar o proximo e tirar vantagem em tudo. Mas, aparentemente, isso ainda e algo que vai demorar um pouco a acontecer.


O que seria do mundo se nao fosse a alegria e o futebol brasileiros, a comida italiana, os vinhos franceses, a tecnologia japonesa, a diversidade cultural americana, a musica irlandesa e todas as outras peculiaridades com as quais todas as nacoes colaboram para tornar o planeta um lugar unico e cheio de coisas pra aprender e viver?


Seja em que parte do globo voce esta, e sempre importante lembrar que o mundo existe hoje gracas a uma porcao de povos distintos que, juntos, construiram tudo o que podemos viver hoje. E pensando nisso que devemos respeitas as diferencas, ter a mente aberta para entender que o mundo nao e totalmente igual, as pessoas sao diferentes, com opinioes divergentes e costumes que podem te impessionar, mas, assim como o seu estilo de vida e normal pra voce, essa pessoa se acha a mais normal dentre os outros.

Um comentário:

"É melhor ser alegre que ser triste..." disse...

Oi amigo,

Por mais q tenha andado pelos caminhos da "publicidade", vc definitivamente não perdeu a sua essência de jornalista...

Bjssss